domingo, 17 de maio de 2009

MEDIA DIGITAIS E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL_DEBATE

Para cada síntese dos textos disponibilizados foi aberto um fórum de discussão, onde era suposto cada um de nós reflectir sobre o texto apresentado. Recolhi algumas intervenções de colegas que me pareceram mais pertinentes.




Re: Síntese Grupo 4
por
Milena Jorge - Domingo, 10 Maio 2009, 18:59

Olá colegas,

O telemóvel é cada vez mais o rei da tecnologia. Tal como já foi referido, esta tecnologia, tem uma série de funcionalidades, concentra tudo em si: telefone, sms, chat, e-mail, máquina fotográfica/filmar, internet, relógio, alarme...


Com o documento refere, o telemóvel passa também a ter a função de "Blogmóvel", por ser considerado um equipamento sempre disponível e presente, no local onde acontessem as situações. Permite, desta forma, partilhar experiências pessoais com imagens e vídeos.
A próposito do blogmóvel privado, veio-me à memoria um artigo que li há pouco tempo no público. Um artigo intitulado "Sexting, nudez e telemóveis". (A palavra sexting, deriva da palavra sex mais texting.)


Este artigo referia que estavam reunidas todas as condições para uma receita de problemas. Os jovens passaram a escrever mensagens picantes e tirar fotografias a eles próprios, nus e seminus, enviando-as de seguida para os telemóveis de amigos.


Neste artigo, pode-se ainda ler que alguns destes jovens, principalmente as raparigas acabam por não aguentar a pressão e a humilhação e acabam por se suicidar. Temos um exemplo, bem recente, de uma rapariga dos EUA que não aguentou a pressão.


(deixo aqui o link para quem quiser ler a noticia: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1370528&idCanal=62 )


Mas como se costuma dizer é muito mais fácil falar dos problemas que das virtudes, por isso, o uso do telemóvel é como tudo... pode ser muito bom, se for bem usado. Pode ser muito mau, se for mal usado


Receitas??


Não sei, mas talvez mais informação, educação, sentido crítico e nunca agir por impulso... pode ser uma solução!




Re: Síntese Grupo 4
por
Pedro Coelho do Amaral - Segunda, 11 Maio 2009, 00:21




Boa Noite,
Como tem sido insistentemente referido pelos colegas, a importância social do telemóvel é indesmentível. Será certamente, de todos os meios digitais mencionados, aquele cuja visibilidade e importância é mais evidente no processo de socialização dos adolescentes.
Como o artigo refere, para o adolescente um telemóvel representa muito mais que um simples dispositivo de comunicação, contrariamente à maioria dos adultos. É um meio de comunicação de duplo sentido que funciona como ferramenta de comunicação, mas sobretudo como meio de socialização inter pares, no qual, e à semelhança de outros meios de comunicação digital funciona como uma ferramenta de aprendizagem das normas e regras sociais. As razões para tal aconteça são de vária ordem, mas estão implicitamente ligadas às características físicas do telemóvel. A portabilidade, mobilidade e as características multimédia da tecnologia de comunicação móvel enquadram-se de uma forma perfeita no perfil dos adolescentes e nas suas necessidades de afirmação e validação social. Permitem a interacção social imediata, independentemente do espaço e do tempo em que ocorrem e permitem gerar e gerir informação de uma forma instantânea, funcionando inúmeras vezes como uma espécie de diário pessoal interactivo que regula muitas dos aspectos das suas vidas pessoais. Nesse sentido o artigo aborda de uma forma bastante interessante as teias de relação que se estabelecem entre as características móveis da tecnologia e as características também elas móveis da identidade dos jovens, alicerçadas em processos de continua transformação e afirmação pessoal.
Estas características são portanto, exponenciadoras do processo de socialização e esse facto não tem passado despercebido às empresas prestadoras de serviço na área da comunicação móvel, que recorrem de forma regular a campanhas publicitárias agressivas no sentido de captar o maior nº possível de adolescentes. Sendo uma tecnologia relativamente barata e com possibilidades várias de carregamento massificou-se e assume hoje uma omnipresença no dia-a-dia dos adolescentes exigindo destes uma disponibilidade total e uma necessidade constante de marcar a sua presença social.
Sendo uma ferramenta de comunicação e socialização tão importante para os jovens é naturalmente uma ferramenta susceptível de gerar polémica e receio entre os adultos, sejam estes pais, educadores ou professores. Enquanto professor, o telemóvel nas aulas já exigiu da minha parte necessidade de intervenção e de alguns anos para cá venho proibindo determinantemente qualquer tipo utilização do telemóvel nas minhas aulas. Esta atitude, porventura para alguns demasiado radical, é a única forma que concebo de pensar o processo ensino-aprendizagem, no qual o aluno deve estar complementa disponível para tirar das aulas o máximo proveito.

Sem comentários:

Enviar um comentário