domingo, 17 de maio de 2009

GLOSSÁRIO


CULTURA DIGITAL- TERMINOLOGIA
Objectivo: Definir conceitos e termos utilizados na cultura digital.
Competências: Adquirir competência no uso da terminologia e dos conceitos associados à cultura dos nativos digitais.
Recursos de Aprendizagem: www.wikipedia.org

Como actividade introdutória, da Unidade Curricular Media Digitais e Socialização, foi-nos proposto que elaborássemos um glossário com termos da Cultura Digital. Cada aluno deveria escolher três termos, da lista apresentada, e posteriormente disponibilizar, no Glossário da Plataforma, as suas definições.
Coube-me os termos "Digital Tattoos", "Facebook" e "FeedBack Loop".
Rapidamente defini o termo Facebook, que não era desconhecido para mim, já os outros dois apresentaram uma dificuldade acrescida. A pesquisa na Internet revelou-se difícil e enganadora.
Para "Digital Tatoos" apareciam coisas como concepção de desenhos para tatuagens ou uma patente de um projecto para implantes subcutâneos de dispositivos electrónicos, e para "Feedback Loop" apareciam muitas referências das palavras em separado.
Depois de muita insistência e alguma colaboração da Professora Maria João lá consegui definir os termos, que aqui apresento:
Tatuagens Digitais (Digital Tattoos)-Conteúdos adicionados no ciberespaço que podem ser guardados mesmo após a remoção do conteúdo original, o que os tornam difíceis de remover permanentemente apartir da Internet.



Facebook- Website de relacionamento social, fundado por Mark Zuckerberg em 2004. Podem inscrever-se pessoas com mais de 13 anos de idade e juntarem-se a uma ou mais redes existentes. Os utilizadores criam perfis com fotos e listas de interesses pessoais e podem trocar mensagens privadas ou públicas com os participantes de grupos de amigos. Actualmente o site possuí 58 milhões de utilizadores activos e mais de 60 mil fotografias publicadas.




Feedback Loop- Retorno de uma informação ou de uma acção para a entrada do sistema, sob a forma de entrada de dados. Por exemplo, comentando uma notícia, escrevendo no blogue sobre a notícia ou reencaminhando para os amigos.

Sem comentários:

Enviar um comentário