domingo, 17 de maio de 2009

MEDIA DIGITAIS E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL_PARTICIPAÇÃO NO DEBATE

Depois de analisadas todas as sínteses participei no debate com as seguintes intervenções:





Fórum A3 -> Síntese Grupo 2 -> Re: Síntese Grupo 2

Olá colegas
Não me querendo repetir e como o tema, tal como o Rui referiu, já foi anteriormente debatido, fiquei com vontade de reflectir sobre o isolamento dos jovens em frente ao computador e a primeira coisa que me ocorreu foi que felizmente nas escolas (na maioria) ainda não há internet disponível em todos os espaços e aberta à utilização de todos sem controle, e portanto, como as escolas são o espaço onde as crianças/ jovens passam a maior parte do seu dia ainda são locais onde se convive cara-a-cara, onde se brinca (nem que seja simulando personagens dos jogos de computador do momento), onde se tem amigos com quem se partilha a vida real e a virtual também, etc... mas logo depois me ocorreu uma reportagem que vi, na televisão, sobre as novas tecnologias nas escolas, e onde numa certa escola que tinha ligação wireless e muitos dos alunos tinha adquirido portáteis do e-escola, um dos alunos confessava que nos intervalos chegava mesmo a comunicar via sms com colegas que estavam a poucos metros de distância... preocupante?
Será certamente se transformarem este meio de comunicação como exclusivo, mas se assim não for pode somente ser uma nova forma de dizer "segredos"

Fórum A3 -> Síntese Grupo 4 -> Re: Síntese Grupo 4



Se nas escolas fizesse parte da lista de material indispensável o telemóvel, não haveria nenhum aluno que tivesse falta de material.
As crianças têm telemóveis cada vez mais cedo, muitas porque até são os pais que lhes compram porque assim estão sempre contactáveis colocando mesmo sistemas de GPS, com avisos para os próprios, se se desviarem do percurso estipulado. Mas será que se preocupam em explicar para que serve o equipamento, que cuidados a ter, que aquele objecto tem um custo (que obviamente dificilmente crianças do 1º ciclo conseguirão ter o discernimento dessas implicações); outras porque, por muito que os pais tentem contrariar a tendência, não convivem com a diferença pois todos os meninos têm.
Há pouco tempo fui testemunha de um acontecimento hilário mas preocupante. Numa festa de aniversário de uma criança de seis anos, um adulto, supostamente amigo dos progenitores, ofereceu um belo telemóvel, obviamente topo de gama, ao que a criança ao desembrulhar o presente e perceber o que era lhe respondeu: "Mas não sabes que eu ainda não tenho idade para usar telemóveis???? (perfeita reacção, pensámos todos) e logo fomos surpreendidos com a resposta do adulto "- Isso são manias dos teus pais"...
Estas são as crianças e os jovens que criámos, que tudo lhes demos sem grandes explicações, desde que estejam entretidos e ocupados está tudo bem.

Fórum A3 -> Síntese Grupo 4 -> Re: Síntese Grupo 4


Olá Paula
Parece-me um pouco rebuscado, neste momento, utilizar o telemóvel como recurso educativo. Os custos ainda são elevados, apesar dessa não ser propriamente uma preocupação da maior parte dos alunos... Mas sim, num futuro provavelmente muito próximo e com a evolução dos equipamentos de telemóvel, esse seja um recurso bastante prático e motivador, já que para os jovens o aparelho ser considerado uma "extensão do corpo".

Fórum A3 -> Síntese Grupo 2 -> Re: Síntese Grupo 2



"Na escola onde estou, os alunos têm os pcs e muitos têm acesso ao wireless. O que tu referes sobre o intervalo acontece. Mas acontece também, muitas vezes, os alunos se "fecharem" no seu ecran, quem sabe no seu espaço de interação virtual, um hi5 ou um blog e se esquecem do espaço físico envolvente com tanto para dar."(Paula, Fórum A3-Síntese Grupo2).




Isso é realmente uma nova realidade que me aflige...
Uma coisa é os jovens se isolarem em frente a um ecrã em casa, porque os perigos da sociedade assim o exigiram e as vidas cada vez mais absorvidas dos pais também, outra é passarem a conviver/comunicar através de "máquinas" mesmo quando estão fisicamente presentes. Quantas vezes já vi grupos de jovens, sentados em mesas de café, cada um com o seu equipamento que vai desde telemóvel até aurículares, fechados para si próprios apesar de acompanhados... Não conversam, não trocam ideias, não debatem sobre as suas vidas e sobre o que os rodeiam, mas muito provavelmente assim que chegarem a casa e se ligarem ao mundo virtual, vão fazer tudo isso, até mesmo com aquelas pessoas com quem dividiram uma mesa de café.

Fórum A3 -> Síntese Grupo 1 -> Re: Síntese Grupo 1

"O Mundo na ponta dos dedos"


É uma frase que ilustra bem a nova geração, uma geração que tem acesso a toda a informação só com um click, que tem a facilidade de se dar a conhecer, de se procurar e encontrar, de transmitir as suas opiniões globalmente.
Os jovens através das novas tecnologias publicam os seus "eus" pessoais e sociais ao mesmo tempo que os vão criando, as suas identidades estão em constante mudança e evolução.



Penso que as novas tecnologias não vieram só contribuir e alterar o modo de construção da identidade dos jovens mas também da nossa identidade enquanto profissionais, e pela parte que me toca sempre tentei introduzi-las nas minhas práticas lectivas. Ainda os computadores eram uma miragem nas escolas e já utilizávamos os retroprojectores e construíamos materiais mais apelativos e motivadores. Com a massificação dos equipamentos informáticos a nossa prática foi evoluindo e vai estar em constante evolução, porque o que é certo é que os media digitais vieram facilitar a comunicação e torná-la cada vez mais interessante e dinâmica.




Fórum A3 -> Síntese Grupo 2 -> Re: Síntese Grupo 2




Concordo em absoluto com o Pedro na questão de os jovens não desenvolverem as suas capacidades técnicas, em termos de programação, pois cada vez mais se facilita a edição de qualquer suporte. Os jovens não necessitam conhecer linguagens de programação para construirem páginas, blogues, publicarem vídeos, fotografias, apresentações em powerpoint, etc... mais uma vez basta fazerem um click e já está. As preocupações prendem-se mais na escolha dos conteúdos e dos feedbacks que vão ter.

Fórum A3 -> Síntese Grupo 3 -> Re: Síntese Grupo 3



Na adoslecência uma das tarefas mais importante é a construção da identidade, definir quem se é, quais os seus valores, as suas metas e crenças. Esta formação sofre influências intrapessoais, interpessoais e culturais. Os jovens sentem necessidades de fazerem parte de um grupo e de serem aceites, portanto não é de estranhar que actualmente sintam a necessidade de pertencerem a redes sociais, pois é uma forma de estarem incluíndos no(s) grupo(s).
Os adolescentes criam os seus perfis nos sites de redes sociais como escolhem a roupa que levam para a escola ou decoram o seu quarto (seu espaço por excelência)... tudo é escolhido e seleccionado com um intuito, o de serem aceites.




Olá Paula e colegas,
Concordo plenamente contigo e também eu, quase obrigada por alunos e familiares, em tempos, aderi ao Hi5 e é com alguma surpresa que continuo a receber pedidos de adesão por parte de antigos alunos, que através de outros me vão descobrindo. Adoram saber que eu os aceitei e que visito os seus "espaços"... Não me parece que queiram isolar-se e fechar este seu mundo dos adultos... simplesmente a maior parte dos adultos que fazem parte do seu meio envolvente não conhecem esta realidade e/ou não a querem partilhar.
No meu grupo de amigos, a maioria utiliza a internet, têm blogues e sempre viram o Hi5 como uma rede social destinada a crianças e sem interesse... nunca nenhum deles me solicitou fazer parte da sua rede de amigos. Curiosamente, nos últimos tempos, têm-me chovido pedidos para aderir ao Facebook, que aparentemente já é uma coisa mais intelectual
Quanto ao Myspace sempre associei a redes de divulgação de música e músicos, mas pelos vistos, como tudo na internet, está a alargar-se...




Fórum A3 -> Síntese dos texto do grupo 5 -> Re: Síntese dos texto do grupo 5




Olá colegas,
Os jovens, principalmente na fase da adolescência, debatem-se com ideias e ideais sobre o mundo que os rodeia e são críticos por natureza, faz parte do seu crescimento e da construção da sua identidade. É importante que os adultos facilitem a sua participação nas questões sociais, culturais, políticas, etc, das quais eles são parte integrante.
Uma das dificuldades que os jovens enfrentam, ao tentarem expressar as suas opiniões, é no domínio da expressão oral, nem sempre se conseguem exprimir como pretendiam. Os media digitais, áreas em que os jovens sentem uma facilidade em se exprimirem, são um meio eficiente de transmissão das suas ideias, de poderem intervir activamente em questões que lhes poderiam estar vedadas, para além disso são um meio motivador que lhes permite “aplicar os seus conhecimentos para lidar e negociar com o mundo…”




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