segunda-feira, 22 de junho de 2009

IDENTIDADE EM SITES SOCIAIS_PARTICIPAÇÃO DISCUSSÃO CONJUNTA


Depois de lidos os trabalhos realizados, permito-me concluir que as semelhanças entre eles são muitas mesmo que a rede social estudada não seja a mesma.

Na maioria dos casos analisados são notórias as preocupações, por parte dos jovens/ adolescentes, em revelarem-se, em partilharem opiniões, vivências, sentimentos e interesses. Utilizam as redes sociais para se darem a conhecer e receberem algum feedback disso, desenvolvendo sentimentos de auto-estima.


O “ser aceite” está muito patente no número de amigos que cada um dos jovens tem, como sendo esta uma das características mais importantes. A ilusão de que se tem muitos amigos é porque se é aceite é bem visível, depois contrariada pelo número de comentários que recebe.
Em Portugal a rede social mais utilizada é o Hi5 e por esse motivo também a mais escolhida pelos grupos de trabalho.
Através dos trabalhos realizados podemos observar algumas diferenças entre géneros, nomeadamente na aparência das páginas pessoais; as raparigas utilizam cores mais quentes e vivas com aplicação de motivos mais "femininos" (flores, borboletas, etc) enquanto que os rapazes optam por cores mais frias e neutras. Deste modo fica patente as influências culturais e sociais sofridas por estes adolescentes. Também nas páginas pessoais dos jovens masculinos existem mais referências a vídeos e às influências musicais.


Todos utilizam uma linguagem adaptada e abreviada.
As fotografias publicadas denotam uma preocupação com a imagem e, na sua maioria, que foram pensadas/ tiradas com o intuito de serem publicadas pois mostram poses muito pouco naturais e espontâneas. Este aspecto prende-se claramente com a segurança na internet, ou falta dela. A maior parte dos jovens ou não está ciente dos perigos que espreitam ou simplesmente não estão preocupados e revelam imagens e informações pessoais que os expõem a vários perigos.

Um dos aspectos que me chamou a atenção da analise que fizemos às páginas pessoais dos jovens, foi a linguagem utilizada, com muito poucas preocupações linguísticas, bom senso e muita falta de educação patente na linguagem.

Alguns jovens demonstram não se preocuparem por as suas palavras poderem ser lidas por todos e estarem acessíveis a qualquer um. Não utilizam uma linguagem diferente e mais preocupada por causa desse factor.

Sem comentários:

Enviar um comentário